conheça o
teatro brigitte blair
uma breve passagem por nossa história…
A história desta casa de espetáculos se confunde com a história de sua proprietária, a ex vedete, atriz, diretora de teatro e empresária
Brigitte Blair, que através de sua empresa tem gerenciado e dirigido artisticamente, além do Teatro Brigitte Blair por mais de 55 anos, também o Teatro Serrador na Cinelândia, por mais de 50 anos.
Ela começou sua carreira como atriz, mas logo revelou-se como vedete nas grandes revistas musicais de Carlos Machado. Participou de diversas, fez comédias, filmes e programas de televisão.
Mas o teatro sempre foi sua paixão, começou a produzir seus próprios espetáculos. Como havia decidido que faria isso para o resto da vida, em uma empreitada, adquiriu o então “Teatro Miguel Lemos”, nomeado Teatro Brigitte Blair, onde seguiu realizando suas produções e passou posteriormente a alugar alguns horários para prodções de outras empesas.
O ano era 1964, mesmo estando no auge da ditadura militar, o local revolucionou a cena artística com uma programação plural, pautada por muita ousadia.
Brigitte Blair no início de sua carreira.
“Brigitte sempre promoveu o ideal de um local que acolhe à todos, plural e diverso”
Nota no Jornal impresso da época com Maria Bethânia – fonte Blog Caetano en detalhe
Nosso palco se tornou uma referência na produção de espetáculos teatrais do gênero “Teatro de Revista” na cidade do Rio de Janeiro. Temos orgulho de ter recebido alguns nomes como Maria Bethânia no show “Comigo me desavim”, primeiro da cantora após o sucesso no Teatro Opinião. Paulinho da Viola, também no início da carreira, entre tantos outros.
Muitos espetáculos, dos mais variados
gêneros já passaram por aqui em todos esses anos: Espetáculos Musicais, Shows de Música, Espetáculos com Temáticas da Diversidade, Cursos, Workshops e claro, os Espetáculos Infantis. Gênero que Brigitte se dedicou à produzir nos últimos 20 anos e criou uma opção de lazer para as crianças do Rio de Janeiro.
o novo teatro Brigitte blair…
Agora, a partir de 2022, em nosso projeto pós-pandemia, com o estímulo da FUNARJ, que durou até 2023, pudemos realizar algumas reformas importantes, nos modernizar, adentrar na era da internet, viabilizando a apresentação de diversas produções, de vários gêneros e diferentes empresas, para que assim, nosso ideal de acolher, pluralizar e diversificar a cultura, continue sempre vivo.